Procuradores são homenageados pela ALE em sessão solene

Iniciativa do Dep. Rodrigo Cunha, reconhecimento marca comemorações pelo Dia do Procurador do Estado de Alagoas

Por Em Contexto Comunicação
ALE

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (28), os Procuradores do Estado de Alagoas foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Alagoas. A solenidade, de iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), teve como intuito o reconhecimento dos serviços prestados pela categoria em favor do Estado, além de comemorar o Dia do Procurador do Estado de Alagoas, celebrado no próximo dia 30 de setembro.

 

“Vivemos um momento de grande turbulência em que o fortalecimento das instituições públicas perante a sociedade faz-se essencial. Devemos estar unidos para minorar os graves déficits de igualdade e o desrespeito maciço aos direitos fundamentais. Neste contexto, a Procuradoria Geral do Estado demonstra-se essencial, pois é responsável por viabilizar a concretização das políticas públicas, além de atuar em defesa do Estado, recuperando e defendendo o crédito público, primando pela justiça fiscal e garantindo o cumprimento da ordem jurídica em prol da sociedade”, afirmou Rodrigo Cunha, ao parabenizar a categoria.

 

Na ocasião foram homenageados os procuradores Marcos Bernardes de Mello, que não pode comparecer ao evento por motivo de saúde e foi representado pelo atual presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), Flávio Cavalcanti Gomes de Barros; o ex-presidente da instituição, Roberto Tavares Mendes Filho; e, in memorian, o ex-presidente Eraldo Bulhões Barros, representado por sua irmã, a procuradora de Estado Terezinha Bulhões. “Estou bastante honrada. Eraldo era uma pessoa muito boa, trabalhadora, que exercia seu cargo com muita dedicação”, agradeceu Terezinha.

 

O presidente da APE/AL, Flávio Gomes de Barros, também expressou sua satisfação ao representar o procurador Marcos Bernardes de Mello, primeiro presidente da APE/AL e da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape). “Para mim é uma grande honra receber essa homenagem pelo dr. Marcos Mello por tudo como ele é como pessoa, grande jurista e, acima de tudo, por tudo que representa como procurador de Estado”, salientou, agradecendo ao Parlamento e ao deputado Rodrigo Cunha.

 

À frente da presidência da associação de 2012 a 2016, o procurador Roberto Tavares Mendes Filho classificou a homenagem como memorável. “Significa um reconhecimento muito importante para mim, uma vez que já fui presidente da APE por quatro anos, e há dez anos venho acompanhando muito de perto tudo que é feito em prol da categoria. É uma data memorável para todos aqui presentes”, disse ao agradecer a homenagem.

 

Francisco Malaquias de Almeida, procurador Geral do Estado, comentou a iniciativa. “As lutas que empenhamos vem garantindo diversos avanços para a categoria e elas são contínuas. Para continuarmos evoluindo, reafirmo que a PGE está sempre aberta ao diálogo com as demais instituições alagoanas”.

 

A sessão solene contou com a participação de dezenas de procuradores, entre eles o vice-presidente da Anape, Região Nordeste, Mário Rômulo de Melo Marroquim; o procurador Geral do Estado, Francisco Malaquias de Almeida; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Juridica, Marilma Torres Gouveia de Oliveira; e o advogado Sílvio Arruda, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL). Entre os deputados, participaram do evento Inácio Loiola (PSB) e Bruno Toledo (PROS).