Movimento das Procuradorias de Estado traçará diagnóstico e vai propor ações inclusivas

Procuradoria Geral do Estado de Alagoas (PGE) integra o mais novo Fórum Permanente de Equidade e Diversidade, criado no âmbito das Procuradorias Estaduais. A iniciativa fará um estudo e acompanhamento do perfil das procuradoras e procuradores e das servidoras e servidores dessas instituições, a fim de garantir melhor acolhimento.
Na PGE de Alagoas, a coordenação das primeiras ações do Fórum será conduzida pela procuradora Rosana Cólen Moreno. “Estamos vivendo um momento plural e políticas inclusivas são necessárias para tornarmos nossas instituições exemplos de humanização e respeito à pluralidade. Para isso, contamos com o apoio irrestrito da procuradora-geral, Samya Suruagy, para o trabalho do Fórum”, disse a procuradora.

DIAGNÓSTICO
Rosana Cólen explicou que no mês de junho será aplicado um questionário destinado a todas as procuradoras, procuradores, servidoras e servidores. Essa será uma etapa importante para construção do diagnóstico sobre a população LGBTQIA+, raça e outras questões sensíveis, tais como atenção a pessoa com deficiência e maternidade.
“Aqui em Alagoas é importante inserirmos o levantamento sobre nossa população indígena e quilombola. Essa é a origem da formação social alagoana e que não pode ser esquecida”, pontuou a procuradora. Rosana salientou que as declarações desses formulários serão mantidas sob sigilo e apenas utilizadas para embasamento das políticas de inclusão e equidade.
Para a procuradora Lenita Leite Pinho, da PGE de São Paulo, coordenadora do Fórum, o projeto terá um grande impacto no alcance da equidade nas PGEs. “Ele permitirá a troca de experiências entre as diversas PGEs, o que por si só torna o projeto enriquecedor e facilitará a identificação do que já está dando certo e pode ser replicado em outros Estado”, disse a procuradora de São Paulo.
Lenita Leite destacou ainda que o diagnóstico interno é um passo primordial para o avanço do Fórum. “Nós só vamos caminhar rumo à efetiva equidade quando nós pudermos identificar as reais condições de gênero e raça dentro das nossas procuradorias”, afirmou a procuradora.
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE), Marcos Savall, reforçou a importância de ter um olhar atento ao Fórum de Equidade e Diversidade. “Ao conhecermos a pluralidade da nossa categoria, trabalharemos por uma associação mais humana e efetiva, propondo ações inclusivas na defesa dos interesses e direitos coletivos e individuais das associadas e associados”, acrescentou Savall.
Diante de um governo que é espelho das transformações, tornando-se no 1º Estado a alcançar paridade de gênero no primeiro escalão, com mais da metade das secretarias ocupadas por mulheres, fez-se necessária a adesão ao Fórum nacional por parte da PGE/AL, e o resultado desse diagnóstico representará um grande potencial para superar as desigualdades e estabelecer o equilíbrio em todo o âmbito da procuradoria.

 

Rosana Cólen – Procuradora do Estado de Alagoas