A tarde desta terça-feira, 19 de abril, foi especial para a Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas com a posse dos novos Procuradores aprovados recentemente em concurso público. A solenidade, que aconteceu no Palácio República dos Palmares, foi conduzida pelo governador Klever Loureiro e pela Procuradora-Geral do Estado, Samya Suruagy.

Para o presidente da APE/AL, Marcos Savall, a posse tem uma grande relevância para a categoria, tendo em vista a carência atual no quadro de Procuradores do Estado. “Sempre bom receber na família novos membros, ainda mais depois de tantos anos sem concurso. Chegam para oxigenar e também para diminuir a enorme carência no quadro de Procuradores que já temos hoje,” enfatiza Savall.

A chegada dos novos Procuradores acontece quando a Procuradoria está em renovação, com a nomeação da nova Procuradora Geral do Estado, Samya Suruagy, que defende a ideia de que uma carreira bem estruturada fortalece o Estado e auxilia na implementação das políticas públicas, revertendo-se em prol da sociedade.

“Hoje inicia-se um grande marco em minha vida. A conclusão de um objetivo de anos de estudo. Passar no concurso que tanto almejei aqui em Alagoas, um Estado maravilhoso, só me deixa ainda mais realizado. A partir de agora é dedicar todo meu trabalho à PGE e e ao Estado, fazendo jus à confiança que os alagoanos estão depositando nessa nova turma de Procuradores do Estado de Alagoas”, conta Caio Alcântara, Procurador empossado na tarde de hoje.

CONCURSO PÚBLICO
O concurso público para ingresso dos Procuradores que tomaram posse nesta terça-feira teve início em outubro de 2021, com mais de 4.500 candidatos na disputa por 15 vagas. A nomeação foi realizada em março deste ano. Todos os empossados atuarão nas coordenações setoriais da PGE, após a conclusão do curso de formação.

Os Procuradores do Estado de Alagoas são membros de uma das funções essenciais à justiça, e a carreira está prevista no Art. 132 da Constituição Federal. Competem aos Procuradores de Estado, com exclusividade, a representação judicial, a consultoria jurídica e a defesa dos interesses dos entes federativos em juízo e fora dele.