A inteligência artificial já é uma realidade no mundo do Direito, inclusive na Advocacia Pública. E para debater este assunto com mais propriedade, a Procuradoria Geral do Estado e a Associação dos Procuradores do Estado promovem no dia 13 de dezembro, das 14h às 17h, no auditório da PGE, um seminário gratuito sobre o tema. Dividido em três painéis, o evento pretende reunir assuntos como a ciência de dados e a mudança de cultura de gestão de serviços jurídicos e os desafios jurídicos na era digital. Em todos eles, uma questão promete se fazer presente: qual será o futuro dos profissionais do Direito? As inscrições podem ser feitas pelo link: www.ape-al.org.br

Veja abaixo o perfil dos três palestrantes.

 

Tiago Melo é graduado em Economia, com mestrado na Universidade de Liverpool, na Inglaterra, e doutorado na Universidade de Salamanca, na Espanha, ambos na área de gestão de negócios. Na Softplan, esteve envolvido na estruturação de projetos de alto impacto para Tribunais. É responsável pelo Laboratório de Ciência de Dados da Unidade da Justiça, conduzindo a elaboração de estudos e análises, e desenvolvendo soluções baseadas em analytics, aprendizado de máquina, computação cognitiva e inteligência artificial.

 

André Lage Freitas é Professor da UFAL. É doutor em Informática pelo Institut National Des Sciences Appliquées de Rennes (França). Seus interesses de pesquisa estão focados em facilitar a utilização da Computação em Nuvem para os cientistas de dados, especialmente para aplicações de aprendizagem de máquina (Machine Learning). Tem experiência em projetos internacionais financiados pela Microsoft Azure Research, União Européia (FP7 e H2020) e pela América Latina (CONICYT-Chile e Fapeal-Brasil).

 

Luís Manoel Borges do Vale é Procurador do Estado de Alagoas, Coordenador do Centro de Estudos da PGE, Gestor estratégico dos projetos de implantação do processo eletrônico, na PGE/AL, Mestre em Direito pela UFAL, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, Membro da Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo – ANNEP, Autor de obras jurídicas, Professor de Direito Processual Civil, Advogado e Professor.