O curso “Aspectos Práticos do ICMS”, concluído nesta quinta-feira (24), em Maceió, teve repercussão altamente positiva dos participantes e sucesso de público, reunindo procuradores estaduais, fiscais de rendas, profissionais de contabilidade e estudantes de Direito. A capacitação teve como ministrante o professor Eduardo M. L. Rodrigues de Castro e foi promovida por meio da parceria entre a Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL) e a Procuradoria Geral (PGE/AL), sendo parte do calendário de eventos de 2017.

“A participação de todos foi excelente, conseguimos abordar os temas mais controversos do ICMS e ainda trocar experiências sobre os problemas enfrentados pelo Estado de Alagoas nos tribunais”, afirmou Eduardo ao final do evento. Mestre em Direito do Estado, Procurador do Paraná e docente, ele também é autor de diversas obras jurídicas.

Entre associados à APE/AL, os elogios foram muitos. “Gostei de todo o conteúdo transmitido e a escolha do palestrante foi excelente, ele foi bastante didático. Conclui o curso altamente satisfeito”, contou o procurador Obadias Novaes. Já a procuradora Germana Leal comentou sobre o direcionamento do assunto. “O ministrante nos apresentou vários casos práticos e esclarecimentos importantes, demonstrando grande domínio sobre o conteúdo. Super interessante especialmente para quem atua na área fiscal”, acrescentou.

Para a estudante de Direito e estagiária da PGE Kamila Saraiva, o curso foi importante para sua atual área de atuação. “Adorei o evento e a forma como o palestrante explicou o tema. Sua didática foi bastante elogiada entre os meus colegas de estágio, ele conseguiu explicar um assunto difícil de maneira clara e simples, além do ótimo material apresentado”, disse.

Parceria

Durante todo o ano estão programadas capacitações mensais organizadas pelo Departamento de Cursos da APE e pelo Centro de Estudos da PGE. Segundo o procurador José Roberto Fernandes, responsável pelo setor na associação, a definição dos temas jurídicos ocorre de acordo com as necessidades dos procuradores. “O curso de hoje prestigiou os interesses da Procuradoria da Fazenda Estadual e ainda considerou a possibilidade de diálogo com a secretaria estadual”, esclareceu. O palestrante foi indicado pelo procurador Luís Vale, do Centro de Estudos da PGE, observando o vasto conhecimento técnico e prático do ministrante, além de sua produção literária sobre temas tributários.

Procurador Eduardo Castro palestra na PGE

Eduardo Castro durante curso no auditório da PGE/AL