Em ofício enviado ao presidente do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado de Alagoas, Francisco Malaquias, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, Flávio Gomes de Barros, solicitou o cumprimento de uma série de medidas preventivas para proteger os associados do avanço do Coronavírus (COVID-19). Entre elas estão, a ampliação do teletrabalho, restrição de circulação nas dependências da PGE e orientações sobre os procedimentos que devem ser tomados em casos suspeitos da doença.

A primeira proposta da APE diz respeito a ampliação do trabalho remoto para além das pessoas com mais de 60 anos, incluindo também procuradores e servidores que comprovem que são portadores de doenças crônicas que se enquadrem nos grupos de risco. Além dela, foi solicitado também a disponibilização de itens de segurança como máscaras cirúrgicas e álcool em gel para os servidores que continuarem a trabalhar presencialmente, bem como a restrição na circulação de visitantes nas dependências da sede da PGE/AL.

Outras medidas solicitadas foram a fixação de um revezamento da jornada de trabalho de procuradores e servidores de apoio que não se utilizam do teletrabalho; a ampla divulgação dos meios de contato remoto, como site, e-mails e telefones da PGE; e orientações sobre os procedimentos que devem ser tomados em casos suspeitos da doença.

De acordo com Flávio Gomes de Barros, a solicitação de tais medidas são importantes para resguardar os interesses dos associados da APE e dos servidores de apoio da PGE, visto que existe uma pandemia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde.