EDITORIAL

Roberto Tavares Mendes Filho

Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas

Em nome da nossa função social

No segundo semestre de 2013, nossa luta em defesa da qualificada atuação do procurador de estado ganhou contornos ainda mais fortes. Em Alagoas e no contato com colegas de todo país, tratamos da necessidade de fortalecer nosso trabalho em defesa do interesse público, reconhecendo as conquistas dos 31 anos de história da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL). A data, celebrada em 20 de julho, renovou o fôlego da entidade e de seus integrantes para novos e firmes passos.

A defesa da categoria, motivo primeiro de nossa existência, ilustra a entrevista desta edição. Marcello Terto e Silva, valoroso presidente da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), fala sobre a busca pela paridade de armas com as demais funções essenciais à Justiça, independência em favor da classe e, principalmente, da transparência e segurança dos atos administrativos. Temas também abordados na cobertura sobre o Movimento Nacional Pela Advocacia Pública.

O papel consultivo dos procuradores é destaque na reportagem de capa desta terceira edição da nova revista da APE/AL. Zelando pela garantia do direito à saúde e pelo equilíbrio das contas públicas, discutimos o caráter balizador de nossa atuação para minimizar os conflitos decorrentes da relação entre a população e as obrigações das esferas de poder. Um intrincado que ainda alimenta o combatido fenômeno da  “judicialização da saúde”.

Pensando em manter a categoria qualificada para os novos enfrentamentos, demos continuidade a uma agenda de capacitação que incluiu cursos de redação oficial e o prestigiado seminário sobre mandado de segurança e processos repetitivos.

Nos artigos assinados pelos colegas Gabriel Ivo e Marilma Torres, oferecemos espaço para discussões sobre as dificuldades enfrentadas pela procuradoria diariamente e a ética no cenário político do nosso país.

Os momentos de confraternização e o talento poético de nossos associados não foram esquecidos. Trazemos registros da festa que celebrou o 31º aniversário da APE/AL, do São João e da inspiradora seção de cultura.