Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (28), os Procuradores do Estado de Alagoas foram homenageados pela Assembleia Legislativa de Alagoas. A solenidade, de iniciativa do deputado Rodrigo Cunha (PSDB), teve como intuito o reconhecimento dos serviços prestados pela categoria em favor do Estado, além de comemorar o Dia do Procurador do Estado de Alagoas, celebrado no próximo dia 30 de setembro.

 

“Vivemos um momento de grande turbulência em que o fortalecimento das instituições públicas perante a sociedade faz-se essencial. Devemos estar unidos para minorar os graves déficits de igualdade e o desrespeito maciço aos direitos fundamentais. Neste contexto, a Procuradoria Geral do Estado demonstra-se essencial, pois é responsável por viabilizar a concretização das políticas públicas, além de atuar em defesa do Estado, recuperando e defendendo o crédito público, primando pela justiça fiscal e garantindo o cumprimento da ordem jurídica em prol da sociedade”, afirmou Rodrigo Cunha, ao parabenizar a categoria.

 

Na ocasião foram homenageados os procuradores Marcos Bernardes de Mello, que não pode comparecer ao evento por motivo de saúde e foi representado pelo atual presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), Flávio Cavalcanti Gomes de Barros; o ex-presidente da instituição, Roberto Tavares Mendes Filho; e, in memorian, o ex-presidente Eraldo Bulhões Barros, representado por sua irmã, a procuradora de Estado Terezinha Bulhões. “Estou bastante honrada. Eraldo era uma pessoa muito boa, trabalhadora, que exercia seu cargo com muita dedicação”, agradeceu Terezinha.

 

O presidente da APE/AL, Flávio Gomes de Barros, também expressou sua satisfação ao representar o procurador Marcos Bernardes de Mello, primeiro presidente da APE/AL e da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape). “Para mim é uma grande honra receber essa homenagem pelo dr. Marcos Mello por tudo como ele é como pessoa, grande jurista e, acima de tudo, por tudo que representa como procurador de Estado”, salientou, agradecendo ao Parlamento e ao deputado Rodrigo Cunha.

 

À frente da presidência da associação de 2012 a 2016, o procurador Roberto Tavares Mendes Filho classificou a homenagem como memorável. “Significa um reconhecimento muito importante para mim, uma vez que já fui presidente da APE por quatro anos, e há dez anos venho acompanhando muito de perto tudo que é feito em prol da categoria. É uma data memorável para todos aqui presentes”, disse ao agradecer a homenagem.

 

Francisco Malaquias de Almeida, procurador Geral do Estado, comentou a iniciativa. “As lutas que empenhamos vem garantindo diversos avanços para a categoria e elas são contínuas. Para continuarmos evoluindo, reafirmo que a PGE está sempre aberta ao diálogo com as demais instituições alagoanas”.

 

A sessão solene contou com a participação de dezenas de procuradores, entre eles o vice-presidente da Anape, Região Nordeste, Mário Rômulo de Melo Marroquim; o procurador Geral do Estado, Francisco Malaquias de Almeida; a presidente da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Juridica, Marilma Torres Gouveia de Oliveira; e o advogado Sílvio Arruda, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas (OAB/AL). Entre os deputados, participaram do evento Inácio Loiola (PSB) e Bruno Toledo (PROS).