Integrante da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), Fábio Lins lança seu mais novo livro neste mês, com o título “Graciliano Ramos e a Administração Pública”, pela Editora Fórum, de Belo Horizonte. A obra pretende preencher uma lacuna nos meios jurídico, político e administrativo ao analisar o legado do ilustre escritor enquanto gestor e servidor público. O evento oficial de lançamento e noite de autógrafos acontecem hoje, dia 30 de maio, às 19h, na Associação Comercial de Maceió.

Fábio Lins destaca que no contexto particular do Direito, vê-se que o alagoano Graciliano Ramos, dentre os juristas, é apenas um dos grandes nomes da literatura brasileira, não havendo, até então, qualquer estudo que se debruçasse sobre suas contribuições à compreensão da atividade administrativa do Estado. O livro analisa o desempenho de Graciliano Ramos à frente de cinco cargos públicos, ocupados na administração municipal, estadual e federal, evidenciando um gestor de características raras.

“Além de ter incorporado no desempenho de seus cargos conceitos como os da transparência e da impessoalidade, décadas antes de serem consolidados na Constituição de 1988, Graciliano também foi um gestor em busca da eficiência e que agia com extremo zelo com os recursos públicos. Ou seja, não se trata apenas de reconhecer seu combate ao patrimonialismo (apropriação do público pelo privado), ao nepotismo (demitiu uma tia por falta de qualificação como professora), mas também o que chamamos hoje de foco no resultado com responsabilidade fiscal”, contou o autor em entrevista à imprensa.

A obra também centraliza suas maiores atenções, ao realizar comentários jurídicos à luz do Direito Administrativo moderno, nos famosos relatórios que o prefeito de Palmeira dos Índios escreveu ao Governador do Estado de Alagoas no final da década de 1920.

SOBRE O AUTOR

Fábio Lins de Lessa Carvalho é natural de Maceió, tem 41 anos, é mestre e doutor em Direito, professor universitário e advogado, atuando como procurador do Estado de Alagoas. Este é o seu oitavo livro publicado. Suas demais obras são “Direito dos concursos públicos: instrumentos de controle interno e externo” (2017), “Direito Administrativo Inovador” (2015), “Concursos Públicos no Direito Brasileiro” (2015), “Principiologia do concurso público. Elementos para a formação de uma teoria geral“ (2015), “Igualdade, Discriminação e Concurso Público: Análise Dos Requisitos Aos Cargos Públicos No Brasil” (2014), “Acceso Igualitario a la Función Pública – Consideraciones sobre el Modelo Español de Selección de los Funcionarios” (2011, em espanhol) e “O Princípio da Impessoalidade nas Licitações” (2005). Fábio Lins também mantém um blog sobre Cultura e Viagens na internet.

 

Noite de autógrafos – Lançamento oficial

Data: 30/05/2017

Hora: 19h00

Local: Associação Comercial de Maceió