O artista alagoano Hércules Mendes, reconhecido por seu trabalho como cartunista e artista plástico, faleceu nesta quarta-feira (16), em Maceió, em consequência de um pós-operatório de cirurgia de vesícula. Ele é o criador do logotipo da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), que utiliza as cores da bandeira alagoana e referências ao mar e à Justiça. O sepultamento aconteceu no período da tarde, no Cemitério Parque das Flores.

Nas obras de Hércules, sejam elas em cartoons, charges, esculturas ou desenhos, o artista polivalente sempre fez questão de expor a cultura alagoana, um aspecto marcante de seus trabalhos. Em março deste ano, ele recebeu uma homenagem do Governo do Estado, com a exposição Humor Gráfico em Alagoas; uma homenagem a Hércules Mendes.

“Perdemos um grande expoente da nossa cultura. Além de suas diversas obras, a marca que representa nossa associação, desenvolvida pelo artista, é uma das mais bonitas entre as imagens que representam as instituições classistas de Alagoas. Registramos nossa singela homenagem ao artista com este registro”, lamentou Flávio Gomes de Barros, presidente da associação.

Marca APE/AL

Logotipo da APE/AL foi desenvolvido pelo artista há mais de 30 anos

Escultura de Hércules Mendes

Exposição em homenagem a Hércules Mendes foi exibida neste ano pelo Governo de Alagoas