O Departamento de Cursos da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE) em parceria com o Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) promove nesta quarta-feira (14), às 15h, no auditório da PGE, uma palestra de capacitação com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas, o professor Alejandro Frery.

Com o tema “Pesquisa, Ciência e Prática Profissional Qualificada” a apresentação pretende abordar aspectos e detalhes da vida acadêmica que podem auxiliar procuradores, assessores e servidores do quadro administrativo com interesse em ampliar a produção científica. A PGE possui em seus quadros dezenas de doutores, mestres e especialistas, inclusive, com teses e livros publicados.

De acordo com o procurador Luís Vale, coordenador do Centro de Estudos, o convite feito ao pró-reitor teve o intuito de estreitar laços entre as duas instituições, bem como apontar qual pode ser o caminho para procuradores que tenham o interesse em produzir mais conteúdo acadêmico, tanto visando obtenção de titulação latu ou stricto sensu, quanto aprimoramento de currículo.

“Temos um elevado número de procuradores e servidores muito bem preparados academicamente e outro tanto querendo ampliar a própria qualificação. Uma palestra como essa pretende abrir portas para este mundo da ciência”, explicou.

Palestrante

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B – CA CC – Ciências da Computação, Alejandro Frery possui graduação em Ingeniería en Electrónica y Electricidad – Universidad de Mendoza (1985), mestrado em Matemática Aplicada (Estatística) pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA, 1990) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1993). Desde 2003 é professor titular da Universidade Federal de Alagoas.
Suas principais linhas de atuação são: análise de dados, processamento e análise de sinais e imagens, modelagem de sistemas complexos e estatística computacional. Desde 2014 é editor chefe do periódico IEEE Geoscience and Remote Sensing Letters. Em 2015 foi nomeado “Distinguished Speaker” pela IEEE Geoscience and Remote Sensing Society. Em janeiro de 2016, passou a exercer o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da gestão da reitora Valéria Correia.