O candidato a prefeito de Maceió João Henrique Caldas (PSB) esteve na manhã desta sexta-feira (09) na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), dando início a uma série de debates sobre as eleições municipais. Na ocasião, JHC apresentou propostas para a capital e respondeu a diversas perguntas dos associados.

A iniciativa tem como objetivo oferecer a oportunidade de um encontro mais próximo entre os candidatos e os procuradores. “É um momento onde podemos esclarecer dúvidas e conversar de perto com os principais candidatos à prefeitura”, afirmou Flávio Gomes de Barros, presidente da APE/AL.

Durante o debate, o candidato do PSB comentou sobre alguns tópicos relevantes da campanha. Confira:

Gestão

“A política mudou e hoje é preciso muito mais coragem para consertar os erros. Pretendo imprimir um novo ritmo à administração de Maceió, implementando conceitos da governança corporativa para a gestão pública, reduzindo a burocracia dos processos e valorizando a transparência. A virtualização de procedimentos está entre as minhas propostas.”

Finanças

“Faremos mais gastando menos. Sei que podemos priorizar os recursos públicos, gastar melhor para dar qualidade aos nossos serviços. Hoje o prefeito é quase um despachante de luxo, além do que não conseguimos fazer grandes obras sem o apoio do Governo Federal. Por isso, manter uma boa relação com as instituições também se faz fundamental.”

Saúde / Vice-prefeito

“Montar uma boa equipe é um desafio, temos bastante gente qualificada. Meu vice, o médico Henrique Arruda, foi escolhido por seu perfil atuante e, principalmente, para melhorar a interlocução com o setor da saúde. Não precisamos abrir mais postos, precisamos colocar para funcionar aqueles que já existem. Há diversos postos fechados na capital.”

Servidores

“Na minha gestão, 50% dos cargos comissionados devem ser preenchidos por servidores efetivos, por mérito. Essa é uma maneira de valorizar o servidor que se capacita e demonstra interesse em melhorar os serviços prestados a população.”

Segurança

“As polícias devem ser parceiras para garantir mais segurança ao povo. O videomonitoramento, com um trabalho de inteligência, inibe o crime e ajuda a reduzir a violência, por exemplo. Pretendo criar uma guarda civil metropolitana para melhorar a segurança na cidade, seguindo uma tendência de vários outros países onde a polícia é municipalizada.”

Mobilidade

“Vou manter as faixas azuis, mas de forma reversa, apenas em horários de pico. Hoje as empresas de ônibus licitadas não cumprem o contrato e ainda aumentam o preço da passagem, o que é absurdo. Farei com que as empresas licitadas sigam as exigências do edital para oferecer um transporte decente.”

Tecnologia / Educação

“Vejo como inspiração um polo de tecnologia como o de Recife, com tanta produção de destaque. Aqui pretendo trabalhar em parceria com o Sururu Valley para imprimir inovação em vários setores, inclusive na educação municipal. Também pretendo implantar o ensino em tempo integral através de EAD (Ensino à Distância).”

AGENDA DE DEBATES

Dia 13/09, 15h: Cícero Almeida (PMDB)

Dia 20/09, 10h: Paulão (PT)

Dia 22/09, 14h30: Rui Palmeira (PSDB)

 

Foto: Junior Tigre