Hoje, 7 de março, é comemorado em todo o Brasil o Dia Nacional da Advocacia Pública. A data foi instituída em 23 de outubro de 2012 e a escolha do dia faz uma referência ao ano de 1609, quando foram criados os primeiros cargos de procurador.

A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL) homenageia neste dia uma categoria comprometida com a sociedade e com uma nobre missão. Os advogados públicos atuam em favor da transparência administrativa, zelando pelos interesses sociais e combatendo a corrupção, pelo que a APE/AL parabeniza os colegas que trabalham diariamente com estes objetivos.

A história, os avanços e desafios das carreiras da advocacia pública serão lembrados pela Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que promove amanhã (08) um ato público em homenagem aos advogados, no plenário do Conselho Federal, em Brasília.

O evento contará com a presença do presidente do CFOAB, Cláudio Lamachia, da Ministra da AGU, Grace Mendonça, do Ministro do STJ Reynaldo Soares da Fonseca, parlamentares e outras autoridades. A vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Previdenciário, Thaís Riedel, também falará sobre a posição da OAB Nacional a respeito de matéria que é de interesse social de todos os brasileiros: a Reforma da Previdência.