A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas, criada em 20 de julho de 1982, está a completar 35 anos de atuação em defesa da categoria. Ao longo desse período, a APE/AL se constituiu numa das mais atuantes e importantes entidades de profissionais que compõem as Funções Essenciais à Justiça em âmbito estadual e nacional, com participação ativa na Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF – ANAPE, tanto que, além de outros cargos, ocupou a presidência da instituição através dos colegas Marcos Bernardes de Mello, Eraldo Bulhões Barros e Omar Coêlho de Mello.

As ações da entidade resultam em benefício direto aos cidadãos alagoanos, pois compete aos Procuradores do Estado, com exclusividade, a consultoria jurídica e a orientação dos gestores públicos, fazendo com que atuem dentro da legalidade, preservando, assim, os interesses do Estado. Cabe aos Procuradores, também, a defesa intransigente do Estado de Alagoas em demandas administrativas e judiciais, evitando prejuízos ao erário e recuperando valores consideráveis em favor dos cofres públicos.

A APE/AL sempre esteve engajada nas causas maiores pertinentes à Advocacia Pública, sendo uma das principais lutas, atualmente, a autonomia administrativa, financeira, orçamentária e técnica das Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal, a fim de que se obtenha melhores condições de trabalho e mais independência funcional.

No ensejo desses 35 anos de atividades da APE/AL, cumprimentamos os (as) colegas que fazem nossa história e, in memoriam, agradecemos àqueles (as) que também contribuíram para a categoria alcançar o grau de respeitabilidade e reconhecimento de que desfruta no contexto nacional.