Uma das funções da Associação dos Procuradores de Estado de Alagoas (APE-AL) é defender os interesses da categoria, participando ativamente das discussões nacionais. Esta semana, o vice-presidente da APE-AL, Marcos Savall, esteve em Brasília para participar da Reunião do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores- ANAPE.
Na pauta, questões referentes à carreira e a defesa das prerrogativas da advocacia pública estadual. “A nossa participação representando Alagoas é muito importante para fortalecer a categoria em nosso Estado. Além disso, debater pautas de nosso interesse enriquece as discussões quando levadas ao nosso local de origem. É mais aprendizado e troca de experiência”, destacou Marcos Savall.
O procurador alagoano, que é também representante da Anape na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), detalhou a participação dos procuradores estaduais em seis dos 11 grupos de trabalho da Enccla. “Aproveito a oportunidade para convidar os presentes a participarem dos debates com sugestões e envio de conteúdo para a discussão com os outros órgãos que compõem a estratégia”, disse.
Durante a reunião foi aprovado a autorização para que a presidência possa tratar do retorno da Anape ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). Para o presidente da Anape, Telmo Lemos, a volta da associação ao fórum é importante no enfrentamento de questões futuras que cada vez mais questionarão o funcionalismo público.